O Coronavírus veio mudar tudo na nossa vida! Um aspecto que muitos já sentiram directamente “na pele” foram os seus efeitos nefastos nos rendimentos recebidos. Seja através da redução do salário ou até mesmo com a queda no desemprego. Isto aconteceu porque muitos países, devido ao desconhecimento do novo vírus, optaram por obrigar muitos estabelecimentos e empresas a fechar.
Apesar da queda abrupta na faturação das empresas e de todo o dinheiro que parou de circular, muitos dos problemas já existiam. Empresas gigantes com dívidas muito maiores que elas são um dos bons exemplos de como todo o sistema estava prestes a implodir. A quarentena causada pelo Covid foi só o que despoletou uma crise que estava para acontecer. Os analistas chamam-lhe um Cisne Negro – um evento imprevisível que afecta drasticamente a economia.
Isto causou efeitos catastróficos na economia de todos os países. No entanto, existem muitas teses que defendem que ainda não a sentimos em todo o seu potencial. Que na verdade as repercussões ainda mal começaram. E, pior que isso, as medidas implementadas para ajudar a minimizar as consequências podem, pelo contrário trazer mais dificuldades no longo prazo.
O exemplo mais apontado são os estímulos monetários criados tanto nos EUA, com entrega directa de dinheiro às pessoas, como na Europa, através dos fundos da União Europeia. Em Portugal, chamamos-lhe a bazuca europeia, tal é a quantia entregue ao país.
Estes estímulos são criados através da impressão de dinheiro que cria dois efeitos nefastos no longo prazo na vida de muitos daqueles que o recebem:
- Cria dívida que se for mal aplicada aumentará a pressão sobre empresas e famílias, através do aumento de impostos;
- Desvaloriza o dinheiro em circulação, uma vez que aumenta a oferta desse dinheiro.
No entanto, estes apoios podem ser um balão de oxigénio que ajudará muitas pessoas a evitar falências e a queda na pobreza.
Então o que podemos fazer para evitar os efeitos nocivos que esses subsídios trazem para a sociedade?
O primeiro efeito depende essencialmente daqueles que receberem os apoios e se esse for o teu caso, certifica-te que investes bem o dinheiro de forma a gerar crescimento real na tua empresa. Dessa forma o dinheiro que receberes estará a crescer e a criar riqueza que poderá pagar a dívida que estás a contrair.
O segundo efeito – a desvalorização do dinheiro – afectará todos aqueles que possuem alguma riqueza nessa moeda. Essa desvalorização significa que essa moeda estará a perder poder de compra. Os 10€ que tens hoje na carteira daqui por um ano comprarão menos coisas. O gráfico abaixo mostra como o Euro tem perdido poder de compra desde que foi lançado no ano 2000.

Find more statistics at Statista
Este conceito é conhecido como inflação – significa que o teu dinheiro perde poder de compra. É uma das ideias-chave para entender a política monetária actual e como podes proteger a tua riqueza.
De acordo com as ideias prevalentes actuais, a inflação é utilizada pelos governos para incentivar o consumo e “obrigar” as pessoas a utilzarem o seu dinheiro para pôr a economia a mexer. Por isso, os montantes que estiverem parados no banco estão a desvalorizar face à impressão de dinheiro criada pelos governos.
Como podes combater a inflação para protegeres o teu dinheiro?
Compra bens: ouro, imóveis e Bitcoin!
Todos estes bens são finitos. Por isso, valorizam face à desvalorização das moedas. Nos mercados livres, o preço de um bem é definido pelas leis da oferta e procura. Quanto menos oferta houver mais valioso será o bem. Se a quantidade disponível (a oferta) se mantiver e a quantidade da moeda à qual é comparada aumentar, o bem irá aumentar de valor.
O ouro é difícil de extrair e as quantidades que são descobertas todos os anos não alteram significativamente o montante total. Actualmente, o dinheiro impresso anualmente é substancialmente maior do que a quantidade de ouro descoberto. Enquanto esta condição se mantiver o ouro deverá valorizar.
Os imóveis representam a terra que está nas suas fundações e essa é finita. Só existe uma determinada quantidade de terra e apesar de a humanidade ter construído prédios para aumentar a oferta de habitações, a verdade é que a terra que está por debaixo deles não se consegue multiplicar. Possuir um pedaço de terra no sítio certo pode valorizar imenso.
Só existirão 21 milhões de bitcoins. Actualmente, estão em circulação pouco mais de 18,5 milhões de bitcoins. O total está bem definido no código da Bitcoin e não poderá ser alterado para diluir o valor das moedas. Desde o último halving – a redução para metade da emissão de moeda – que o aumento anual da Bitcoin será menor que o aumento do ouro alguma vez foi. Isto significa que numa altura em que governos ou bancos centrais estão a multiplicar o dinheiro em circulação a oferta de novas bitcoins foi cortada para metade.
Uma forma de confirmar esta desvalorização das moedas fiduciárias é comparar o preço de alguns bens face ao ouro em vez de os comparar com o dólar. O valor mediano em dólares de uma casa nos EUA aumentou de 5 000 dólares para 350 000 dólares. No entanto, o valor em ouro diminui de 7,090kg para 5,700 kg de ouro. Apesar da valorização em dólares o valor em ouro mantém-se idêntico.
Porquê escolher Bitcoin?
Tanto o ouro como o imobiliário são mercados tradicionais em que os investidores apostam o seu dinheiro para o proteger e multiplicar há já muitos anos. A Bitcoin e outros criptoativos são uma classe de ativos muito recente e que ainda é olhada com muita descofiança por muitos investidores. No entanto, ao olhar para as características que dão valor a estes bens percebemos que a Bitcoin é superior aos outros. A escassez da bitcoin pode ser verificada através do código. Os prédios podem ficar mais altos e criar mais oferta. E, se o ouro valorizar, mais recursos podem ser dirigidos para se conseguir minerar maiores quantidades. Nada pode alterar a quantidade de bitcoins criadas anualmente. Além disso, se chegares primeiro o crescente interesse na Bitcoin fará com que as tuas moedas se valorizem e vejas o teu valor crescer.
Por estas razões e mais, a melhor forma de protegeres o teu dinheiro é comprar Bitcoin!