A mais recente febre da Internet já é comentada muito para lá do mundo cripto. Estes objectos digitais estão nas bocas do mundo: o bilionário do Shark Tank Mark Cuban, os músicos Kings of Leon e até a liga de basquetebol norte-americana NBA já estão a fazer experiências com esta tecnologia.
O preço destes novos objectos digitais disparou. No dia 11 de março foi vendido, através da leiloeira Christie’s, uma obra do artista Beeple por mais de 69 milhões de dólares! Este valor recorde no mundo digital faz da obra “The First 5000 days” a terceira obra mais cara de sempre de um artista vivo.

Afinal, o que é um NFT?
NFT é uma sigla para Non-Fungible Token – em português, token não fungível. Ficaste na mesma? Uma coisa de cada vez.
Token é um qualquer objecto que represente algo. Neste caso, falamos de ficheiros digitais. Normalmente, referia-se a um objecto que poderia ser trocado por outro, portanto usado para transferir valor ou até informação. Por exemplo: os pontos de um cartão de um supermercado são tokens que podes trocar por itens comprados naquelas lojas.
Não fungível significa que é único. A fungibilidade é a característica que indica que vários objectos idênticos têm o mesmo valor. As notas de dinheiro fiduciário são fungíveis e, por isso, não terias problemas em trocar uma nota de 10€ com outra pessoa. Ora, se estes objectos não são fungíveis significa que não existem mais como eles, ou pelo menos, existe um número pequeno de reproduções.
O facto de serem únicos é conseguido e verificado porque estes ficheiros ficam registados numa blockchain. Assim, herdam as características principais desta tecnologia. A saber: posse digital e transparência. Posse digital porque estão sempre associados a uma carteira e essa associação está verificada pela imutabilidade da blockchain. A transparência porque é possível verificar quaisquer transações que existam e saber quem é o dono daquele ficheiro.
Podemos então definir um NFT como um ficheiro digital que é usado para transferir informação ou valor e que está registado numa blockchain.
Quais as características importantes de um NFT?
Os NFTs devem estar registados numa blockchain para usufruirem das características que esta tecnologia torna possível. Assim, para ter valor os NFT devem ser:
- Únicos – como estão registados numa blockchain a sua quantidade pode ser verificada. Segundo a lei da oferta e procura, quanto menos cópias existirem mais valioso será.
- Permanentes – a informação ficará guardada no token enquanto ele exisitir. Como é um ficheiro digital guardado numa blockchain será praticamente impossível de danificar ou destruir.
- Programáveis – estes ficheiros digitais são código de programação. Assim, podem ser usados para fazer tudo aquilo que fazemos num computador hoje em dia. Um aspecto interessante é que podem ser programados para que os criadores dos NFT’s recebam uma comissão sobre quaisquer vendas futuras daquele objecto.
- De Acesso Livre – qualquer pessoa pode usar, criar ou comprar NFT’s. Se tiveres acesso à internet podes interagir com os NFT’s da forma que bem entenderes. Além disso, podem ser criadas aplicações por terceiros para usar e acrescentar valor aos NFT’s existentes.
- Propriedade Digital – por estar associado à tua carteira digital, podes verificar que és o dono daquele objecto digital e tu serás o único responsável por transacções que queiras fazer, sem teres que depender de intermediários.
Para que serve um NFT?
Apesar de já ter atraído grandes quantias de dinheiro, esta aplicação da blockchain ainda está numa fase embrionária e podem surgir no futuro novas formas de utilização. Ainda assim, já estão a ser experimentados vários casos de uso:
- Arte digital – como vimos no início do artigo estas obras únicas estão a ser vendidas por valores exorbitantes e abrem novas portas para os artistas digitais serem donos das suas obras e podem, por exemplo, receber uma comissão de cada vez que a sua obra for vendida. A série CryptoPunks iniciou este movimento em 2017 e são hoje uns dos objectos mais desejados.
- Coleccionáveis – utilizando a blockchain para evitar duplicações é possível criar coleções em que os interessados podem trocar, comprar e vender para juntar todos os cromos. À semelhança do que acontece com cromos ou cartas físicas podes ter a tua “caderneta” de cromos para completar com os jogadores das tuas equipas de futebol favoritas ou criar um deck com as cartas de Gods Unchained – um jogo digital semelhante a Magic The Gathering que usa NFT’s para representar as cartas.
- Itens de Gaming – a indústria dos videojogos está em expansão e também já existem jogos que utilizam a blockchain para registar alguns itens que podem ser lá usados. Os NFT’s dão a possibilidade aos jogadores de trocarem os objectos entre si, seja por criptoativos ou outros itens.
- Música – dentro da arte digital, os músicos têm agora uma forma de ficarem os donos da suas canções e conseguir exposição. Os NFT’s garantem aos artistas que serão eles os donos das suas músicas e podem monetizar as suas músicas directamente, eliminando os intermediários, que cobram uma percentagem choruda sobre os seus trabalhos. Os Kings of Leon já adoptaram este método e estão a vender o seu mais recente albúm como NFT. Deste modo, conseguem vender directamente aos seus fãs sem usar intermediários. Além disso, estão a vender uma série de 6 NFT’s que garante entrada nos seus concertos e tratamento VIP para o resto da vida!
- Vídeos – a NBA também já inovou. Se és fã da NBA, fica a saber que podes comprar os momentos mais marcantes da liga e ser dono daquele afundanço espetacular ou do lançamento que venceu o campeonato.
Existem vários sítios onde pesquisar, comprar e criar NFT’s. O maior mercado destes novos ativos digitais é o site OpenSea onde podes encontrar quase todos os exemplos referidos acima e outros mais.
2 replies on “NFT’s – Arte e Colecções Digitais”
[…] é não abdicares do controlo do teu conteúdo. Ou receber algo em troca se o decidires fazer. No último artigo, aprendemos o que é um NFT e para que pode ser utilizado. Hoje vamos pôr mãos à obra e criar o […]
GostarGostar
[…] Club (Clube de Iate dos Macacos Aborrecidos). Mas espera, se ainda não sabes o que é um NFT, segue este link para descobrir. No início, pode ter passado despercebido mas o que é certo é que conseguiu ir além do mundo […]
GostarGostar