Categorias
Como funcionam? Web3

Cria o Teu Primeiro NFT

Os NFT’s são uma nova forma de partilhares o conteúdo que produzes sem mudar a forma como te expressas. Esta é mais uma ferramenta para interagires com o teu público e partilhar aquilo que fazes. A grande vantagem é não abdicares do controlo do teu conteúdo. Ou receber algo em troca se o decidires fazer. No último artigo, aprendemos o que é um NFT e para que pode ser utilizado. Hoje vamos pôr mãos à obra e criar o primeiro NFT.

Para o criar vamos usar a plataforma OpenSea – o maior marketplace de NFT’s e onde podes descobrir milhares destes inovadores tokens.

1 – Escolhe a tua obra

Dá asas à tua imaginação e cria a tua obra. O marketplace do OpenSea funciona apenas como uma “montra” das tuas criações, ou seja, serve como um sítio para expôres aquilo que produzes. Por isso, não precisas de alterar a forma como crias.

Os NFT’s podem ser imagens, vídeos, música ou ficheiros 3D. Escolhe que parte da tua criatividade queres aplicar para tornar no teu primeiro token registado numa blockchain.

Se precisares de inspiração, procura-a explorando os sites especializados OpenSea, Rarible ou Nifty Gateway.

2 – Cria uma Carteira Digital

Os NFT’s estão registados numa blockchain e, para interagir com ela precisas de uma carteira digital. É nessa carteira que vais guardar os NFT’s e a partir dela que podes gerir a tua colecção – comprar, criar ou guardar os tokens que quiseres.

Uma das mais utilizadas é a carteira Metamask, que podes instalar como uma extensão do teu browser ou aplicação no smartphone. Lembra-te que deves guardar as palavras da seed num lugar seguro – são elas que te permitem recuperar a carteira em qualquer dispositivo. Caneta e papel é um método eficaz. Permitem-te guardá-las offline – longe de um possível ataque cibernético. Mas lembra-te serás tu o único responsável pela sua segurança.

3 – Compra Algum Ether

Segue este artigo para comprar ether com euros, tal como comprarias bitcoins e transfere-o para a carteira digital que vais utilizar. Ou transfere algum ether que já tenhas para a carteira que vais usar.

Normalmente, terás que pagar uma taxa para a activação do contrato inteligente – um pedaço de código na rede Ethereum – que cria o NFT. A rede Ethereum funciona como um computador global e distribuído. E a criação de um NFT é feita através um contrato inteligente que tem que ser validado pela rede. Para que os mineradores escolham incluir a criação do teu NFT nessa blockchain têm que ser recompensados pelo seu trabalho. Essa recompensa é feita através de alguns ethers – a moeda nativa da rede Ethereum. Se quiseres ser o único dono do teu NFT terás que pagar tu esta taxa.

No entanto, na plataforma OpenSea é possível criar NFT’s gratuitamente. Mais um passo para a democratização destes objectos. A criptoeconomia é guiada por incentivos que estão escritos nos protocolos para que todos possam saber com o que contar. Desta forma, podem tomar as decisões com toda a informação. A plataforma precisa que ponhas os teus tokens no seu marketplace e por isso, criou este mecanismo para facilitar a criação dos mesmos e tornar o processo mais acessível.

Como podes adivinhar isto implica que a plataforma seja recompensada mais tarde, ou seja, para criares o teu NFT sem pagar a plataforma OpenSea vai receber uma percentagem – 2,5% – caso decidas vender esse NFT. O que isto significa é que eles pagam as taxas de criação do NFT e por esse serviço, são recompensados através de uma possível venda futura.

4 – Liga a tua Carteira Digital ao OpenSea

Precisas de ligar a tua carteira digital ao Marketplace que escolheres. Terás que a usar para validar todos os passos que fizeres na plataforma, para que fique registado que aqueles NFT’s foram criados pelo teu endereço. Com esta funcionalidade activa, o NFT fica automaticamente associado à tua carteira.

Para ligares a tua carteira digital, carrega no botão e, usando o interface da Metamask, basta fazeres login como noutro site qualquer. A partir deste momento, o que fizeres na plataforma estará associado àquela carteira e ser-te-á pedido para validares algumas transacções que necessitem de autorização.

5 – Cria a tua Coleção

A plataforma OpenSea organiza os tokens por coleções. Por isso, será necessário criares a tua para lhe poderes associares os teus NFT’s. Podes criar coleções para cada determinado tema ou da forma que fizer mais sentido para os teus tokens.

Terás que atribuir um logótipo, um nome e uma descrição a cada coleção que criares. No entanto, podes alterá-los mais tarde se assim o entenderes.

6 – Carrega o teu Ficheiro

Dentro da coleção irás criar os NFT’s que quiseres. Para isso, basta carregares o ficheiro correspondente à criação que vais tornar em NFT.

E de seguida, dar-lhe um nome e uma descrição.

No final aparece uma mensagem mostrando que as transações foram bem sucedidas e que tens o teu primeiro NFT na tua carteira digital!

Experimentei como se fazia e criei o Não Há Amor como o Primeiro. É o primeiro NFT que fiz e é o logótipo deste site. Podes vê-lo seguindo o link na imagem abaixo ou seguir este guia para criares os teus Non-Fungible Tokens.

Deixe um comentário