Andreas Antonoupoulos é um dos especialistas em Bitcoin mais reconhecidos no mundo e que se tem dedicado a espalhar a mensagem, o poder e a importância da Bitcoin.
Nasceu em Londres e cresceu em Atenas. Voltou a Londres para estudar na University College London. Conseguiu graduações em Informática, Comunicação de Dados e Sistemas Distribuídos. Depois disto foi para Nova Iorque onde fundou uma empresa que oferecia serviços de consultoria para grandes empresas na área da ciber-segurança, centros de dados e computação na cloud.
Em 2011, na primeira vez que ouviu falar na Bitcoin, teve uma reacção que é comum a muitos de nós, menosprezamo-lo. Achamos que é “dinheiro dos nerds” e achamos que não poderá ter uso práctico na sociedade. Segundo o próprio, passaram mais seis meses até que se voltasse a cruzar com a criptomoeda inicial e desta vez foi vencido pela curiosidade. Dessa vez, deixou-se levar e leu o paper de Satoshi Nakamoto. Quando o terminou, a sua formação em Informática e Comunicação de Dados, permitiu-lhe perceber que esta tecnologia não era só uma moeda, mas sim uma “rede de confiança descentralizada”.
Depois disso, ficou obcecado e lançou-se numa pesquisa intensiva de quatro meses no final dos quais tinha perdido mais de dez quilos. Estava de tal forma obcecado que descurou a sua saúde e bem-estar. Depois desta travessia, Antonopoulos deixou a consultoria e transformou-se num “evangelista” da Bitcoin. Desde aí tem dedicado a sua vida a compreender e explicar os meandros da Bitcoin, e mais recentemente também o Ethereum, a diferentes comunidades e audiências.
Para alcançar este objectivo, Antonopoulos utiliza todos os meios que tem ao seu dispor: dá palestras por todo o mundo, escreveu vários livros, lança periodicamente dois podcasts e publica vários vídeos online. Todos os seus conteúdos podem ser acedidos livre e gratuitamente através do seu site https://aantonop.com/
Defende a ideia de que para conseguir explicar algo tem que escrever sobre o tema conseguindo assim estruturar os conceitos e alinhar os seus pensamentos sobre o dito tema. Esta é também a ideia base deste blog, e que me inspirou a começar a escrever para assimilar alguns dos termos mais complexos no espaço dos criptoativos. Além da ideia base, também muitos dos conceitos aprofundados aqui no blog foram explorados utilizando os recursos que disponibiliza.
Devido a esta ideia, e para conseguir explicar melhor o conceito e as potencialidades da Bitcoin, Antonopoulos escreveu Mastering Bitcoin – um livro técnico destinado a programadores que queiram perceber como funciona a Bitcoin, como podem introduzir-se e fazer parte deste mundo. Os primeiros capítulos são menos técnicos o que torna o livro adequado a todos os interessados nos meandros da tecnologia. Uma curiosidade muito interessante da capa deste livro é o paralelismo que cria com uma colónia de formigas. A colónia é um resiliente super-organismo descentralizado que cria comportamentos complexos. No entanto, cada indivíduo opera segundo um simples conjunto de regras orquestrados por interacções sociais e trocas de aromas químicos – feromonas. Na colónia cada formiga tem uma função bem definida e um grupo recolhe folhas para cultivar (Sim! Cultivar!) um fungo a partir do qual se alimentam. São formigas agricultoras! A natureza demonstra que é possível criar estruturas e comportamentos complexos em que não existe uma autoridade central ou um líder. Também a Bitcoin é uma rede descentralizada capaz de suportar complexos sistemas financeiros, em que cada nó da rede é operado por regras matemáticas simples. Tal como a colónia de formigas, a rede do Bitcoin é capaz de criar estruturas complexas sem uma coordenação central.

Antonopoulos acredita que o espaço da Bitcoin e das blockchains abertas está inundado de empresas que tentam tirar o seu proveito desta inovadora tecnologia, mas propagando as suas narrativas parciais e tentando impingir as suas visões ou produtos e não as virtudes que a Bitcoin realmente oferece. Para combater isso, tenta ser uma voz objectiva e independente que possa chegar às pessoas e transmitir-lhes os verdadeiros poderes e as capacidades da Bitcoin de forma apaixonada e sem segundas intenções. Expõe também a forma como uma rede como a rede da Bitcoin pode moldar o pensamento da sociedade a par dos seus valores culturais, políticos e humanos da Bitcoin, não se restringindo às mais valias financeiras que a Bitcoin e outros criptoativos podem trazer a investidores. Uma abordagem educativa e não financeira.
O palestrante tem conseguido promover o uso da Bitcoin por várias empresas e entidades. É uma referência consultada para aconselhar instituições financeiras tradicionais que estão cada vez mais interessadas em fazer parte deste espaço. Esse reconhecimento fez com que fosse incluído em diversos comités em vários pontos do globo – Austrália, Canadá e Estados Unidos da América – que se dedicam à regulamentação de activos financeiros, de forma a poder elucidar a banca tradicional sobre como pode agir em relação a esta nova classe de ativos.
A forma cativante, directa e simples como se expressa nas suas apresentações faz com que seja um dos mais requisitados oradores, especialmente devido à capacidade de desconstruir os temas mais complexos tornando-os simples e de fácil compreensão. Mas as suas palestras são dominadas pelas razões pelas quais esta tecnologia é necessária e alertando para os milhares de milhões de pessoas que poderão usufruir dela.
Podem assistir a muitas das suas palestras no seu canal de YouTube. Eu recomendo, para começar, uma introdução à Bitcoin segundo Andreas Antonopoulos. Podem ligar as legendas em português para mais fácil compreensão. Disfrutem e aprendam com um dos melhores!
One reply on “Andreas Antonopoulos – Espalhando a Palavra da Bitcoin”
Thanks for sharinng
GostarGostar