O halving acontecerá a poucas horas da publicação deste artigo. Será apenas a terceira vez que este acontecimento se dá nos poucos mais de 10 anos de existência do Bitcoin. Vamos perceber o que é e porque é tão importante.
Como vimos anteriormente, foi criado um mecanismo de incentivos para alinhar as necessidades da rede com os interesses financeiros daqueles que a suportam. Esses incentivos são pagos na forma de moedas criadas de cada vez que é publicado um novo bloco como recompensa pelo poder de processamento dedicado à descoberta do valor correto para poder publicar um bloco.
Halving, que em inglês significa “redução para metade”, é como se chama à diminuição da recompensa atribuída aos mineradores que conseguem publicar o bloco primeiro. E é isso mesmo que acontece: uma redução para metade no número de moedas recebidas como recompensa pelo trabalho executado.
Este evento já aconteceu por duas vezes. No ínicio da rede, a recompensa foi definida em 50 moedas por bloco. No primeiro halving, em 2012, foi reduzida para 25. Em 2016, cortada para 12,5. Agora, a partir do bloco 630000, será reduzida para 6,25 bitcoins por bloco minerado. No total, este evento acontecerá 32 vezes, a última das quais prevê-se que aconteça no ano 2140. A partir desse momento a recompensa será reduzida para 0 bitcoins.

Porque o Halving é tão importante?
Na verdade, para os utilizadores do Bitcoin não trará grandes diferenças imediatas. Tudo na rede continua a proceder-se da mesma forma que antes, todas as moedas continuam no mesmo sítio e todas as transacções continuam a ser guardadas da mesma maneira.
A importância deste momento, pode ser considerada de duas formas:
- a sua influência no equílibrio entre a oferta e a procura de bitcoins;
- a politica monetária bem definida e inalterável.
O efeito mais imediato pode reflectir-se no valor de cada bitcoin. Uma redução para metade na emissão de moeda significa uma redução brusca na taxa de criação de moeda, portanto uma diminuição da oferta. Assumindo que a procura não diminuirá de forma tão acentuada e tão rapidamente este evento deveria levar a um aumento do preço do Bitcoin.
A procura pelo dinheiro fácil e conhecimento desta teoria tem levado a que, efectivamente, se verifique um aumento na procura de Bitcoin, causando a subida do preço e atraindo mais olhares gananciosos. O que, na verdade, ajuda a cumprir este efeito bola de neve que faz aumentar o preço da Bitcoin. E, de facto, é isso que se tem verificado nos últimos anos. Depois de cada um destes momentos o valor de um bitcoin em relação às moedas fiduciárias (euro, dólar, libra…) cresceu de forma significativa. Apesar de toda a volatilidade que têm os criptoativos, se considerarmos os mínimos anuais no preço da Bitcoin podemos ver uma clara tendência de subida no preço. Apenas um ano esse valor não subiu.

Outra questão que faz dos Halvings algo tão importante é serem parte de uma política monetária constante e inalterável. Desenhada por Satoshi Nakamoto, desde a criação da moeda e que definiu como seria a criação de moeda ao longos dos tempos. Ao contrário das moedas fiduciárias que, por serem controladas por um banco central, podem alterar a quantidade de moeda em circulação conforme for conveniente para a economia. Em conjunto com o governo, os bancos centrais podem decidir retirar moeda do mercado ou criar e distribuir moeda na economia. Na Bitcoin, esta quantidade tem um tecto máximo de 21 milhões de moedas e a forma como são postas em circulação nunca será diferente da que foi definida no início. Para o bem ou para o mal, as regras estão definidas desde o princípio e não podem ser alteradas.
Uma das principais características dessa política é este corte para metade da recompensa a cada 210.000 blocos, o que significa sensivelmente 4 anos tendo em conta a média de 10 minutos que demora um bloco a ser publicado. Pensado para atrair mineradores no início do projecto com uma recompensa maior. À medida que o Bitcoin fosse ganhando popularidade atrairia mais gente as moedas seriam valorizadas recompensando assim os mineradores iniciais por terem abraçado o projecto desde muito cedo.
De notar, que este acontecimento apenas influencia a emissão de bitcoins. Cada criptoativo tem a sua política monetária e apesar de muitos terem seguido este modelo os tempos em que se dão estes acontecimentos são diferentes. Apesar de ser exclusivo da Bitcoin, o efeito é sentido em toda a comunidade de entusiastas e investidores de criptoativos atraindo mais pessoas e o seu dinheiro para este mundo. Assim, por todo o “cripto-ecossistema” se vêm subidas no valor de vários criptoativos. É importante, por isso, realçar que muitos destes ativos são arriscados e exigem pesquisa e investigação antes de qualquer investimento.
O código do halving

Como tudo na Bitcoin, também este acontecimento está descrito no código que faz funcionar a rede. Este pedaço de código descreve que existirão 32 halvings ao longo de 132 anos, após os quais a recompensa será reduzida para 0. A partir desse momento, os mineradores deixarão de receber a recompensa através da criação de novas moedas e receberão apenas as taxas de transacção daquele bloco. Se a experiência monetária da Bitcoin for bem sucedida nessa altura a adopção será suficientemente grande para que as taxas mantenham a mineração rentável mantendo as fundações da rede estáveis. Associado a isto, o valor da moeda terá também subido de forma significativa para tornar suportável o custo de manter os mineradores a trabalhar.
Apesar do halving não alterar nada para os utilizadores da rede é um acontecimento na comunidade Bitcoin devido às dinâmicas que cria – quer para os mineradores, quer para investidores. Por isso, as expectativas são bastante altas e cria-se uma atmosfera de entusiasmo e excitação em torno deste acontecimento. O Halving da Bitcoin são os Jogos Olímpicos das Criptomoedas.
2 replies on “Halving do Bitcoin – Jogos Olímpicos dos Criptoativos”
[…] interesse por Bitcoin aumenta a cada halving (redução da emissão de bitcoins). A diminuição de oferta cria uma subida no preço que atrai mais pessoas para a Bitcoin. Este […]
GostarGostar
[…] criador da Bitcoin desenhou o halving para reduzir radicalmente a oferta de moedas e forçar o preço a subir. Com este mecanismo, fez com […]
GostarGostar